segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pérolas: Como são formadas, quais são seus principais tipos e quais cuidados são necessários.

Dizer que ela é fascinante não acrescenta nenhuma novidade. Essa gema encanta a humanidade há séculos e séculos. O que será que ela tem? São tantos atributos e argumentos: Nasce pronta, não precisa de qualquer tratamento ou lapidação; surge da reação à invasão, o molusco secreta nácar sobre algo que o incomoda, gerando uma das grandes belezas da natureza; é produzida por um ser vivo, tem um tempo de vida, pode “morrer” se não for bem tratada.... exige carinho; encontrada em variadas cores, formatos, tamanhos e preços. Agrada muitos gostos.

Para vocês conhecerem um pouco mais sobre os tipos existentes de pérolas, será apresentado a seguir, os três tipos mais conhecidos e suas principais características:

Pérolas de água salgada:

São as pérolas que se usam desde a antiguidade. Antes a única forma de conseguir-las era mergulhando, em áreas onde costumavam ter tubarões e medusas, colocando em risco a vida do buscador de pérolas. Tinha que pegar as ostras e abrir-las para ver se havia uma "surpresa". São as pérolas mais caras por sua qualidade, mas também porque é um recurso muito escasso. Atualmente estas pérolas são peças de colecionador e são pérolas antigas, já não se buscam estas peças para comercializar-las.

Hoje em dia as ostras são criadas em viveiros e as pérolas são cultivadas colocando-se dentro delas um núcleo. O resultado é o mesmo que no processo totalmente natural, a única diferença é que o ser humano induz o processo no lugar de esperar que aconteça sozinho. Nas ostras se coloca um núcleo duro, normalmente uma conta feita com pedaços de outros moluscos. Ao detectar a invasão o animal pode reagir criando a pérolas ao redor do núcleo. Depois de um certo tempo, que pode ser anos, tem que abrir a ostra e ver se as pérolas foram formadas e se têm a qualidade desejada. 

Pérolas de Água Doce

São pérolas cultivadas em rios, baías e lagos em diversas espécies de mexilhões de água doce. O processo consiste em colocar um núcleo no molusco e esperar que o animal vá recobrindo de nácar até formar a pérola. No caso dos mexilhões de água doce o núcleo é um tecido mole procedente de outro molusco, que se vai decompondo ao formar-se a pérolas. Pode colocar uns 10 núcleos de cada vez, o animal sobrevive depois do cultivo. Ao ser o cultivo nestes animais mais fácil e rápido do que nas ostras o preço das pérolas é muito menor que o de água salgada. Por outra parte o brilho é menor e é mais difícil obter pérolas esféricas.
Quanto as cores, existe uma gama bastante ampla com os tons naturais que vão do branco ao rosado, se considerar os tons tingidos existe uma variedade muito maior. O tingido se consegue colocando o mexilhão em um colorante de liberação lenta ao mesmo tempo que o núcleo. Desta maneira o nácar que vai cobrindo o núcleo vai tingindo e formando a pérola. Não devemos confundir uma pérola tingida com uma pérola pintada, se a pintamos depois de estar formada só teria a cor na superfície.

Pérolas Shell

Você já ouviu falar em Pérola Shell?As Pérolas Shell nada mais são do que uma imitação da pérola comum. A diferença pode chegar a ser um pouco difícil de ser notada, pois ambas são bastante parecidas, o que as diferencia mesmo é o material no qual são feitas.
As Pérolas Shell podem ser feitas a base de vidro, plástico, madrepérola, ou outros materiais que deixem-na o mais próximo de uma pérola natural possível. 

CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS PÉROLAS:
  • As pérolas são gemas orgânicas e por isso são mais delicadas que outras peças de bijuteria ou joalharia. Temos que ter em conta que se podem estragar pelo atrito ou pelo contato com produtos químicos.
  • É importante que coloque as pérolas sempre depois dos perfumes ou cremes, para não aplicar estes produtos sobre elas.
  • Ao guardar-las não devem estar em contato com peças mais duras como cristal, metal ou pedras. Podemos guardar-las em uma caixinha independente com uma tela suave ou em porta-jóias com um compartimento para elas.
  • É é importante que o colar de pérolas esteja com nós entre as pérolas, pois caso o fio seja rompido não cairão todas as pérolas. Se o colar é muito utilizado é conveniente trocar o fio todo ano ou em cada dois anos para evitar que o fio se arrebente.
  • Para tirar os restos de cremes, suor ou perfumes pode lavar com um sabonete delicado e secar com um pano suave, que não raspe e não deixe pelugem.
Referências Bibliográficas:
http://novo.infojoia.com.br/colunas/interna/21
http://heartjoia.com/4154-tipos-perolas-agua-doce-salgada
http://manualidadesybellasartes.com/portugues/tiposperolas.html
http://www.gsstore.com.br/blog/perola-shell

As pérolas são usadas há muito tempo, porém ainda continuam na moda, são peças clássicas, que podem passar de geração para geração e nunca sairão da moda! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário